9 de agosto de 2015

[Bate-Papo Entre Autores] - Raone Soares

Olá, meus amorecos e maníacos por livros!
Estamos aqui, com o objetivo de levantar a tag #EuLeioNacional, ou seja, vamos divulgar ao máximo o maravilhoso trabalho dos autores nacionais. Hoje, conheceremos mais um autor. Raone Soares. Vamos lá?

Página Oficial do Livro




1 - Fale sobre você: 
Bem, me chamo: Raone Soares, tenho 21 anos. Moro na zona sul do estado de São Paulo, com meus pais e sou muito sonhador. 
Sempre tive sonhos grandes que, para algumas pessoas, parecia ser impossível, mas nunca me apeguei a opiniões alheias e sempre lutei pelo que quero e acho certo, mesmo que as vezes isso seja um erro. Minha família sempre me apoiou e apoia em minhas decisões, isso me ajuda a ter forças 
quando algo parece querer dar errado. 

2 - Como e há quanto tempo surgiu a ideia de escrever um livro?     
 Foi algo engraçado, pois desde criança sempre supri a vontade de ser conhecido como desenhista.
Sempre amei desenhar e criar histórias em quadrinhos, mas nunca havia tido uma ideia genial que pudesse me fazer continuar com isso. Então chegou a época da faculdade e nada tinha sentido. Não gostava de ler, mas de repente comprei vários livros e tomei um gosto apaixonante pela leitura, mas foi quando comecei a ler a famosa e criticada: A saga Crepusculo da Stephenie Meyer que me veio aquela vontade absurda de escrever. 
           Então fui para a frente do computador sem saber o que fazer ou por onde começar,  e tentei criar minhas histórias, personagens, mas isso sempre é difícil no inicio. Então, do nada, minha cabeça começou a ser bombardeada por ideias e mais ideias até que me vi com uma saga inteira na mente. Então me organizei e comecei. Hoje estou com dois prontos e caminhando para o terceiro, mas com medo de chegar no fim. Porém, tenho tantas ideias que é engraçado dizer que foi difícil ter a primeira.  

3 - Pra você, o que significa escrever?  
Ecrever, para mim, significa fugir das tragédias do mundo, onde tudo é tão cruel, e poder entrar em uma realidade na qual tudo se molda através de nossas palavras. A escrita é a forma de transmitir ideias fantasiosas, mas sem deixar de tentar trazer consciencia as mentes de algumas pessoas, porque a escrita tem essa capacidade. Transformar as pessoas não é fácil, mas acredito que quando se ama o que faz tudo se molda diante de seus objetivos finais.   

4 - Fale sobre seu livro, gênero, sinopse:
Bom, o meu livro, Declínio, é o primeiro volume de uma saga do qual se trata de romance sobrenatural. Que conta a história de um adolescente nenhum pouco comum e que de repente se vê a beira de milhares de obstáculos apenas porque está apaixonado por um garota, também nenhum pouco comum.
      Sinopse: Após um tempo se sentindo satisfeito com a solidão Ian Kenway, que desde que se conhece por gente tem pesadelos estranhos que não tem ligação com nada em sua monótona vida solitária, se vê arrebatado pela beleza misteriosa de uma recém chegada a sua escola, uma garota de pele pálida e cabelos vermelhos fogo. Sua vida começa a mudar quando de repente se vê indo contra tudo que achava ser o certo para si mesmo. Magna Baldini é uma garota ao mesmo tempo linda e completamente incomum, Ian começa a notar anomalias por trás de seus atos e frases desconexas.
     Mas o que Ian não vê é que muitas vezes um segredo deve ser mantido as sete chaves e sua curiosidade o acaba levando a um passeio em uma montanha russa de descobertas
terríveis e tragédias. O leva direto ao Declínio e a cada escolha imprudente será tarde demais para se arrepender.  
  

5 - O que seu livro representa para você como escritor (a)?   
O meu livro representa parte de meu desenvolvimento, meu completo amadurecimento e significa um pouco de mim. Sempre ouço todo mundo dizer que um livro é como se fosse o seu filho, mas eu nunca vi o meu desse modo. Acho que uma boa forma de explicar isso é dizer que os meus livros sempre representaram eu próprio dividido em vários volumes. 
    Gosto de pensar que cada um terá um pouco de mim em sua casa, porém cada leitor me verá de formas diferentes. 
As vezes as histórias só fazem parte das histórias, não que eu quisesse passar por aquilo, mas os meus livros me deram ensinamentos pessoais, coisas que nunca pensei que fosse sentir, colocando palavras em um papel, mas digo que ele significa eu próprio porque nada que está ali partiu de alguma outra mente, além da minha própria. Por isso não o trato, nem nunca o tratarei como se fosse um filho, só a mim próprio.  

6 - Que conselho daria pra quem quer começar a escrever agora?  
Vejo sempre todos os escritores dizendo que para quem quer começar é necessário ler bastante, mas eu vou do contra (Por favor não me julguem). Não estou dizendo que a leitura não é essencial, claro que é, mas eu não tive ideias porque li. Tive ideias porque me pressionei a te-las. 
   Acredito que a melhor dica para quem quer começar a escrever é pesquisar sobre a própria língua, pesquisar métodos de escrita e mais do que tudo, ter uma ideia, pois não se pode escrever um livro sem ideia.
    Quando eu estava iniciando assisti a todos os videos com dicas no Youtube, li blogs, imprimi livros de ajuda para escritores e, o mais importante, escrevia mesmo que não soubesse para onde estava indo ou se estava ficando bom. A prática não nasce junto com a vontade, isso só o tem nos disponibiliza, mas acredito que com força de vontade tudo vale a pena.
     Não desistir também é uma dica maravilhosa, que nunca recebi de meus amigos. Sempre terá aquela pessoa que vai te jogar para baixo, que vai dizer que isso não traz futuro, mas não se esqueça de que o futuro é nosso e somos nós que vamos conviver com nossas escolhas, então não desista de seus sonhos nunca. 
Também haverá aquelas pessoas que sempre vão ser boazinhas e dizerem que está ótimo, mesmo quando você mesmo sabe que não está. Acredite, isso ajuda! Quando se está iniciando a gente se sente vulnerável, pouco confiante e uma palavra de afeto e de ternura sempre nos fortalecem. Se todo mundo chegar e dizer que está ruim ai o desanimo
pega e para desistir é mais fácil. 
       A dica principal é, falo isso direto para meu amigo, não se baseie em nenhum outro escritor. Já vi uma matéria em que George R. R. Martin disse que se queremos nos basear em alguém, devemos nos basear em vários escritores, pois isso não é plágio. Se você se basear em apenas um escritor a sua história vai ficar tão idêntica a dele que vão querer te julgar por isso, se bem que comparações sempre existirão, é bom estarmos cientes, mas escrever uma história que já existe é considerado plágio e se sua história estiver muito igual tente muda-la em alguns aspectos. Você não vai gostar de ouvir dizer que sua história é igual a tal outra que está no auge. 
   Todo mundo tem seu estilo, encontre o seu e arrase, porque não existe escritor ruim, só existem pessoas que não se importam com o que estão fazendo.    


Então, #bookmaníacos, por hoje, é só!
Espero que tenham curtido conhecer um pouco mais do 
escritor Raone! Curtam a página do livro dele, pois em breve, será lançado
e o blog o resenhará! 
*****
      

2 comentários:

  1. Adorooo romance sobrenatural!! E quero ler este! Gostei muito da entrevista. Ansiosa pela resenha!
    Beijinhosss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, resenha em breve! Daremos mais informações em Breve <3

      Excluir

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo