Desculpem-me por deixá-los sem resenha nas duas ultimas segundas-feiras... Eu mudei de residência e fiquei sem internet... Foi muito triste!
Maaas agora eu estou de volta e trouxe a vocês a resenha de uma das minhas trilogias favoritas, Mundo de Tinta de Cornélia Funke.
Devo admitir, sou suspeita para falar dessa trilogia, pois sou inteiramente apaixonada por Meggie e por Dedo Empoeirado, mas vou fazer o meu possível para não me empolgar demais (Já me empolguei...)

Sua fama internacional surgiu com o livro de fantasia O Cavaleiro do Dragão, que ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por 78 semanas, que continuou com O Senhor dos Ladrões (2000, traduzido para o português em 2004), que imediatamente subiu para a #2 posição da lista dos mais vendidos do New York Times, ficando lá por 19 semanas e vendeu 1,5 milhões de cópias.
O livro que deu seguimento à sua fama foi Coração de Tinta que venceu o prêmio BookSense Book of the Year Children's Literature de 2004. Coração de Tinta é a primeira parte de uma trilogia que tem como continuação Sangue de Tinta, que venceu o segundo prêmio de Funke 'BookSense Book of the Year Children's Literature, no ano de 2006. A trilogia é finalmente concluída com Morte de Tinta (publicado na Alemanha em 2007), e publicado no Brasil em 2010.
Agora vamos a sinopse de cada um dos livros que compõem a Trilogia Mundo de Tinta.
Coração de Tinta:
Meggie é filha de um restaurador de livros antigos, Mortimer Folchart, um apaixonado pela leitura que, contudo, nunca lê nada em voz alta. Mo, como é conhecido pelos amigos e parentes, vive o drama de ser um Língua Encantada, uma pessoa com o incrível dom de tornar real qualquer objeto ou os personagens de um livro bastando ler o trecho em voz alta, com o preço de algo do mundo real desaparecer em troca daquilo que foi trazido do livro. Algo que descobriu tarde demais, ao ler o livro Coração de Tinta para
Meggie, os vilões do livro ganharam vida e, em troca, a esposa de Mo foi parar dentro da ficção. Desde este dia nunca mais leu nada em voz alta e procura há anos uma edição do livro, de sebo em sebo atrás de recuperar sua mulher daquela prisão e se escondendo do terrível Capricórnio, o maléfico personagem que deseja tirar proveito do poder de Mo.
Sangue de Tinta:
Sangue de tinta dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta, a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta, e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.
Morte de Tinta:
Desta vez, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte. Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer, nosso herói, que no Mundo de Tinta assume a personalidade do Gaio, espécie de Robin Hood, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real.
Enfim... Minha opinião sobre a trilogia, como eu já disse, é suspeita. Me apaixonei por cada personagem de uma forma incrível! Funke consegue narrar acontecimentos tão palpáveis em cada cena que é como se você estivesse vendo os personagens em sua frente. Ela é uma das grandes inspirações da minha vida e os seus livros me fizeram ter sonhos maravilhosos e também horriveis pesadelos com seus vilões...
Espero que gostem da dica,
Que se deliciem com a leitura e...
Se apaixonem em cada pagina!
Beijinhos da tia Ray!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmooo o mundo de Tinta *-------*
ResponderExcluirmaisumleitor.wordpress.com