25 de agosto de 2014

[RESENHA] Trilogia Mundo de Tinta

Olá meus amados leitores,
Desculpem-me por deixá-los sem resenha nas duas ultimas segundas-feiras... Eu mudei de residência e fiquei sem internet... Foi muito triste!
Maaas agora eu estou de volta e trouxe a vocês a resenha de uma das minhas trilogias favoritas, Mundo de Tinta de Cornélia Funke.
Devo admitir, sou suspeita para falar dessa trilogia, pois sou inteiramente apaixonada por Meggie e por Dedo Empoeirado, mas vou fazer o meu possível para não me empolgar demais (Já me empolguei...)

Enfim... Vamos começar pela autora... Cornelia Funke quando criança, queria se tornar astronauta e ou uma piloto de avião, mas depois decidiu estudar pedagogia na Universidade de Hamburgo. Depois de terminar seus estudos, Funke trabalhou durante três anos como assistente social, se focalizando em crianças necessitadas.
Sua fama internacional surgiu com o livro de fantasia O Cavaleiro do Dragão, que ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por 78 semanas, que continuou com O Senhor dos Ladrões (2000, traduzido para o português em 2004), que imediatamente subiu para a #2 posição da lista dos mais vendidos do New York Times,  ficando lá por 19 semanas e vendeu 1,5 milhões de cópias.
O livro que deu seguimento à sua fama foi Coração de Tinta que venceu o prêmio BookSense Book of the Year Children's Literature de 2004. Coração de Tinta é a primeira parte de uma trilogia que tem como continuação Sangue de Tinta, que venceu o segundo prêmio de Funke 'BookSense Book of the Year Children's Literature, no ano de 2006. A trilogia é finalmente concluída com Morte de Tinta (publicado na Alemanha em 2007), e publicado no Brasil em 2010.

Agora vamos a sinopse de cada um dos livros que compõem a Trilogia Mundo de Tinta.

Coração de Tinta:
Meggie é filha de um restaurador de livros antigos, Mortimer Folchart, um apaixonado pela leitura que, contudo, nunca lê nada em voz alta. Mo, como é conhecido pelos amigos e parentes, vive o drama de ser um Língua Encantada, uma pessoa com o incrível dom de tornar real qualquer objeto ou os personagens de um livro bastando ler o trecho em voz alta, com o preço de algo do mundo real desaparecer em troca daquilo que foi trazido do livro. Algo que descobriu tarde demais, ao ler o livro Coração de Tinta para
Meggie, os vilões do livro ganharam vida e, em troca, a esposa de Mo foi parar dentro da ficção. Desde este dia nunca mais leu nada em voz alta e procura há anos uma edição do livro, de sebo em sebo atrás de recuperar sua mulher daquela prisão e se escondendo do terrível Capricórnio, o maléfico personagem que deseja tirar proveito do poder de Mo.

Sangue de Tinta:
 Sangue de tinta dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta, a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta, e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina.Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.

Morte de Tinta:
Desta vez, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte. Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer, nosso herói, que no Mundo de Tinta assume a personalidade do Gaio, espécie de Robin Hood, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real.


Enfim... Minha opinião sobre a trilogia, como eu já disse, é suspeita. Me apaixonei por cada personagem de uma forma incrível! Funke consegue narrar acontecimentos tão palpáveis em cada cena que é como se você estivesse vendo os personagens em sua frente. Ela é uma das grandes inspirações da minha vida e os seus livros me fizeram ter sonhos maravilhosos e também horriveis pesadelos com seus vilões...
Espero que gostem da dica,
Que se deliciem com a leitura e...
Se apaixonem em cada pagina!

Beijinhos da tia Ray!

2 comentários:

Copyright © 2014 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo